Eletroencefalograma

ELETROENCEFALOGRAMA
O que é Eletroencefalograma?
O EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, o EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos.
O EEG é utilizado para diagnosticar a presença de qualquer tipo de distúrbio convulsivo, confusão, traumatismos cranianos, tumores cerebrais, infecções, doenças degenerativas e distúrbios metabólicos que afetem o cérebro. É também utilizado para avaliar distúrbios do sono e para investigar períodos de inconsciência.
O EEG pode ser realizado para confirmar a morte cerebral em um paciente comatoso.
O Exame de EEG não é capaz de “ler a mente”, medir o grau de inteligência nem de diagnosticar uma doença mental.

Tipos de EEG:
EEG Vigília com ou sem foto estímulo – O paciente fica deitado quieto, iniciando o exame com os olhos fechados e realizando algumas determinadas tarefas durante a gravação, como abrir e fechar olhos, respirar profundamente e rapidamente durante vários minutos, ou a olhar para uma luz trêmula muito brilhante.
EEG Sono – O sono pode ser obtido de modo espontâneo, mediante uma privação prévia ou ser induzido por uma sedação medicamentosa leve.
EEG Sono/Vigília – A junção dos exames. Inicia-se o exame em vigília e quando aprofundar o sono o suficiente para a realização do exame, faz-se o exame em sono.
Quando o paciente for criança, faz-se o contrário. Inicia-se o exame em sono e, para finalizar, a criança é despertada e analisada durante o estado de vigília.
A privação de sono é necessária para que o paciente consiga dormir durante o exame e também porque ela funciona como ativador das anormalidades, aumentando a possibilidade de serem detectadas anormalidades no exame.

Preparo:

Na véspera do exame, o paciente deve lavar o cabelo somente com shampoo e não usar nenhum outro produto como gel, creme ou condicionador.
No dia do exame o cabelo deve estar seco e desembaraçado.
Caso o paciente esteja tomando medicação, poderá continuar, exceto se o médico suspender. Caso o paciente use rastafari ou canecalon no cabelo, deverá desfazer para fazer o exame.
Alimentação normal.
Trazer toalha para a limpeza do cabelo.

De | 2017-10-03T14:56:28+00:00 outubro 3rd, 2017|Notícias|